Pre projeto
O tema abordado tem por objetivo elucidar o que é assedio moral no ambiente de trabalho, com foco nas instituições bancárias. Veremos que mesmo não sendo um elemento recente, foi a partir de alguns anos para cá que começamos a observar seu impacto negativo dentro das instituições e na relação entre chefes e subordinados dento desses locais.
Teremos a oportunidade de ver que esse comportamento vem colaborando de forma voraz nas penas de danos morais dentro dos bancos, e que todo esse movimento muitas vezes é capaz de denegrir ou prejudicar a imagem dessas instituições. Será disposto que o assédio moral é condenável em todos os sentidos, pois como dito atinge diretamente a esfera moral/intelectual do ser humano, motiva transtornos e doenças psíquicas que podem levar a uma depreciação tão grande que a vítima torna-se capaz de não conseguir mais cumprir seu papel e ser afastado permanentemente do trabalho.
Sendo assim, ao abordar esse tema, temos a missão de explanar a sua influência no ambiente psicológico dos envolvidos e como isso implica na qualidade de vida das pessoas que atuam nas instituições bancárias, que são vitimas das doses de humilhações diárias violando assim uns dos princípios mais importantes da Constituição Federal, sendo o Princípio da Dignidade Humana.
O presente trabalho tem como eixo de análise o estudo sobre a existência de um fenômeno mundial que vem tomando espaço a cada dia, o chamado assédio moral. A abordagem será feita com base no seu impacto dentro das instituições bancárias, as consequências para quem sofre, o perfil de quem o comete e como essas instituições podem enfrentar esse problema sem comprometer suas atividades.
Com base nas considerações anteriores, criou-se o seguinte problema de pesquisa:
Até que ponto o assédio moral influencia no ambiente psicológico dentro das instituições financeiras?
2 HIPÓTESES
A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido muito