fisica
1. Sociologia
A Sociologia estuda a conduta do ser humano e a relação dos mesmos em convívio com outros; em instituições, agregações, em ocasiões sociais; daí vem o nome sociologia.
Ibn Jaldún (1332-1406), deu origem ao nome Ilm el Iytima, que significa (a ciência da sociedade ou do social).
A sociologia é para Weber:"a ciência que pretende entender, interpretando-a , a ação social, para, dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos."
Ou seja, tudo que fazemos socialmente reflete no nosso desempenho e desenvolvimento em público. É exatamente este o papel da sociologia, analisar as ações e acontecimentos sociais.
2. A sociologia nos anos iniciais.
Para Durkheim, ultrapassar o ser individual e constituir o ser social em cada um de nós é o fim da educação.
A socialização das crianças com outras, com a escola, com os professores e com um ambiente diferente tem como objetivo fazer com que as mesmas se sintam familiarizadas e se identifiquem com os outros, assim essa identificação se transforma em motivação e faz com que queiram frequentar cada vez mais a escola e de maneira mais satisfatória. Nota-se então a importância da sociologia no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da vida de uma criança.
Segundo Mussem a socialização pode ajudar no processo de ensino/ aprendizagem.
Mussem (1997) define aprendizagem como mudança de comportamento ou desempenho em resultado de experiência. A aprendizagem ocorrerá de maneira mais satisfatória se houver motivação (necessidade ou desejo de aprendê-la) e um reforço (recompensa). Alguns processos de aprendizagem podem ocorrer sem motivação e reforço, ou seja, por meio de identificação com o outro, exemplificando quando uma criança se identifica com os pais, adquire muitas características, pensamentos e sentimentos deles, seguindo consequentemente o padrão de comportamento da família.
3. Contribuições da