Perturbações com álcool e droga
Introdução
Associadas às alterações decorrentes do envelhecimento, mudanças como aposentadoria, perda de amigos, solidão e isolamento social, deixam os idosos vulneráveis e mais propensos a intensificação de hábitos menos saudáveis, como o consumo abusivo de álcool e o tabagismo.
Consumo de álcool e drogas
Cada vez mais tarde, as pessoas recorrem ao
álcool e ás drogas(tendo como drogas algo que vicia e vai degradando aos poucos e poucos) e de acordo com alguns estudos que verificamos, cerca de um terço da população idosa começa a fazer uso do álcool tardiamente. Mas ainda assim são os jovens que mais dão entrada no hospital pelos seus maus hábitos alcoolicos.
Álcool
O consumo excessivo de álcool interfere de
várias maneiras na nutrição adequada do idoso, pois compete com os nutrientes desde sua ingestão até sua absorção e utilização.
Quanto maior a participação do álcool na dieta, menor a densidade e qualidade nutricional da alimentação.
Drogas(tabaco)
O tabaco é a maior droga consumida pelos
idosos.
Vicia e degrada lentamente as células do nosso corpo, milhares de pessoas morrem com problemas originados pelo consumo tabágico. O tabaco é um dos mais potentes agentes carcinogênicos para o ser humano e seu consumo, assim como a exposição à fumaça produzida pelo fumante, é identificado como a maior causa passível de prevenção de doenças.
Repercussões do álcool e drogas São comuns os problemas relacionados ao
abuso do álcool em indivíduos maiores de 60 anos, mas por serem pouco reconhecidos são denominados por alguns autores de
“epidemia invisível”.
Esses problemas levam a inúmeras repercussões :
-Problemas com a família;
-Má alimentação;
-Diversos Problemas de Saúde;
-Dificuldade de comunicar com o idoso, levando ao isolamento do mesmo.
Problemas com a família
O consumo excessivo