O aluminio
• Obtenção
• Aplicações
Anhanguera Educacional
Engenharia Civil Turma 601
ATPS Química
Professora: Tatiana
Aluno: Erik de Oliveira Barbosa
RA: 5221958403
O ALUMINIO
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre o seu leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduz sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
As Principais características são:
Ponto de fusão: O alumínio possui o ponto de fusão de 660°C (quando na pureza de 99,80 %), o que e relativamente baixo comparado ao do aço, que e da ordem de
1570°C. Ligas de alumínio devido a presença de outros metais possuem em geral um ponto de fusão mais baixo que o alumínio puro.
Peso Especifico: A leveza e uma das principais características do alumínio, seu peso especifico e de 2,70 g/cm³, aproximadamente 30% do peso do aço e 30% do peso do cobre. Essa característica aliada ao aumento da resistência mecânica por adição de elementos de liga/tratamentos térmicos torna o alumínio o metal de escolha da indústria aeronáutica e de transportes.
Resistência a corrosão. Quando o alumínio e exposto a atmosfera forma-se uma fina e invisível camada de oxido a qual protege o metal de oxidações posteriores, essa característica de autoproteção da ao alumínio uma elevada resistência a corrosão. Condutibilidade elétrica. O alumínio puro possui resistitivamente 0, 00000263 0