O alinista

1152 palavras 5 páginas
Direito Civil III

Sintese: O Alienista

2012/2
Serra-Es

O Alienista.

O tema nos leva a rever os conceitos gerais dos atos cometidos em nossa sociedade, demonstrato de uma forma sucinta a falta de respeito ao ser humano. O Dr. Simão Bacamarte sendo filho era filho da nobreza e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e da Espanha. Estudou em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, onde o rei não condrguiu que o mesmo ficasse em Coimbra. Veio para o Brasil em busca de desafios, casou –se , e como sua esposa não lhe consdeu filhos, o mesmo foi em busca de conhecimento para tratar do assunto, em virtude do acontecimento teve a ideia de montar uma casa para loucos em Itaguaí.
O nobre doutor não repeitou a opinião das pessoas que ali residiam, colocou estas pessoas juntas em único salão, artigo 1º CF paragrafo III- a dignidade da pessoa humana;. Na realidade o médico arranjou tudo, logo começou a construir a CASA Verde com cubículos para os hóspedes. Usou de uma passagem do orão que Maomé declara veneráveis os doidos, pela consideração de que Alá lhes tira o juízo para que não pequem.

O Alienista passou a recolher as pessoas que ele interpretava com doentes mentaias sem pedir permissão aos familiares , não houve mandato judicial para provar a incapacidade juridica da pessoa Art. 3º Inciso II CC- ( Os que por infemidade, ou deficiência mental......) art. 15º CC – ninguém constrangido e submeter-se ,com risco de vida,tratamento médico ou a intervenção cirurgica) Todos estavam nas mão do Alienista. Estudava minunciosamente a mente humana, mas infringia a lei.

A ilustre dama, sua esposa passou a ter depressão , pois continuava se sentindo viúva , seu esposo querendo curar sua alma a mandou para o Rio de Janeiro, pois sabia que era um de seus desejos mais antigos, provando assim que a amava e a propôs que fosse com sua tia. Preocupada com as despesas da viagem, seu esposo lhe mostrara fortuna feita com

Relacionados