Teoria da administração
Faculdade JK Anhanguera
ATPS – Teoria da Administração
Nomes: RA:
Disciplina:
Administração
INTRODUÇÃO
A Teoria Geral da Administração (TGA) é, em certos aspectos, uma decorrência da teoria das Organizações (TO), ou seja, um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações.
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.
Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho.
Teoria Geral Da Administração
A administração surgiu com o crescimento e a complexidade das organizações.
A administração científica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da
Na administração,
A abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920) sociólogo alemão considerado o fundador da teoria da burocracia.
. Profissionalização dos funcionários
Com todas essas dimensões espera-se padronização do desempenho dos participantes mudando o comportamento humano no âmbito profissional com máxima eficiência da organização.
Aproveitando-se da fragilidade das Teorias Clássicas como também da falta de consistência das teorias das Relações Humanas, os burocratas conseguiram implantar a teoria da burocracia.
A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas