O Alienista
Colegiado de Psicologia
Ana Paula Gonçalves de Oliveira
Resumo crítico da disciplina Neurociências I, ministrada pelo Prof. Anderson. Como fins avaliativos da II unidade.
Jequié - BA
2013
O Alienista
O Alienista trata-se de uma narrativa na qual retrata um médico conceituado em Portugal e na Espanha que após conquistar respeito em sua carreira decide voltar à Itaguaí-RJ, sua terra natal.
Morando em Itaguaí e objetivando dedicar-se à ciência, Dr. Simão Bacamarte passa a estudar a loucura humana, isto é, se aprofunda na área da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus. Assim, funda seu próprio manicômio: a Casa Verde.
Passando-se um tempo, casa-se com a viúva D. Evarista, acreditando que está embora não bonita e não simpática, seja capaz de lhe gerar bons filhos. Vala ressaltar que ela não atendeu as expectativas quanto a isso, uma vez que não tiveram filhos.
Mesmo consideradas normais pela sociedade, Dr. Bacamarte começa a internar pessoas em sua Casa, dezenas delas. No começo houve uma aceitação da comunidade, mais tarde, entretanto, o povo concluirá que já era obsessão, pois ele começou a internar todas as pessoas que ele julgasse louca, vaidosa demais, supersticiosa, indecisa, etc. A exemplo do primeiro interno, um homem que perdeu o que herdara, emprestando dinheiro para algumas pessoas e não cobrava seus devedores. Nem mesmo sua esposa foi poupada de sua teoria, sendo recolhida pelo simples fato de se encontrar na dúvida de qual colar usar num determinado evento.
Os exageros demonstrados pelo médico ocasionou uma revolta popular, cuja liderança foi por parte do barbeiro Porfírio, que acabaria vencendo e em seguida voltou a apoiar Simão Bacamarte considerando a importância da Casa Verde. Assim, fortalecera o prestígio do alienista.
Passando um tempo, Simão adota outra teoria: louco seria aquele que possuía mente em perfeito equilíbrio e não o que tem o juízo