o alienista
A obra de Machado De Assis tem como personagem um conceituado médico. Dra. Simão Bacamarte que estudou no exterior e regressou para o Brasil aos trinta e quatro anos para morar na vila de Itaguaí. Casou-se com Dra.Evarista senhora de vinte e cinco anos viúva não era bonita nem simpática porem saudável Dr. Simão acreditava que ela pudesse lhe dar filhos saudáveis e inteligentes o que não aconteceu.
Na tentativa de curar suas magoas se dedicou ao estudo da neurologia e começou a estudar a mente humana o alienista pediu licença a camará para construir em Itaguaí um sanatório onde pudesse internar os doentes mentais para estudar os limites ente a razão e a loucura e trata- lós, mas não foi bem assim. DR.Simão começou a julgar as pessoas loucas apenas pelo comportamento das mesmas e internou no sanatório muitas pessoas sem problemas mentais inclusive seus amigos o sanatório começou ficar cada dia mais cheio
Enquanto seu esposo alarmava a cidade com suas internações indevidas Dra.Evarista passeava no rio de janeiro. Com sua volta a Itaguaí as pessoas se tranquilizaram achando que ela pudesse conversar com o esposo e solucionar o problema da cidade, mas ao contrario disto ela também foi internada pelo próprio esposo apenas por ficar sem dormir uma noite e estar em duvida na roupa que iria usar em uma festa.
Quando o alienista percebeu que mais da metade da população estava presa em seu sanatório refletiu sobre sua teoria e finalmente entendeu que o único desequilibrado era ele mesmo. Enfim fez a coisa certa deu alta aos pacientes e se Internou ficando sozinho em seu sanatório mesmo contra a vontade da esposa com a intenção de se curar. Mas era tarde demais para ele morreu alguns meses depois sem alcançar seu objetivo a própria cura.