o alfabeto na educação infantil
Ana Maria Mendes Carlos
Karina de Cássia Mendonça da Silva de Souza
Profª. Orientadora: Marisa de Lima Machado
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0704) – Prática IV
13/06/2014
RESUMO
Sabe-se que Alfabeto é tema muito vasto e rico de informações, em especial no que diz respeito à
Educação Infantil. É de suma importância que a criança desde a mais tenra idade já tenha uma ligação por menor que seja com o alfabeto, visto que suas primeiras leituras sempre são baseadas em figuras, cartazes, desenhos. Contação de história com diferenciadas entonações de voz para assim instigar e despertar o interesse da criança pela leitura e o conhecimento.
Palavras-chaves: Alfabeto. Leitura. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Ter o hábito de ler advém do estimulo que é praticado desde a mais tenra idade, mesmo quando a criança ainda não consegue decodificar as palavras. As histórias contadas pelos pais antes de dormir, o mundo repleto de fantasias que a criança mentaliza e imagina, são preponderantes para que os pequenos tenham uma boa iniciação e gosto pela leitura. Reconhecer a importância desta prática leva a criança a adquirir o hábito de ler, pois é na infância que os mesmos se formam e se desenvolvem. Este estudo tem por objetivo, identificar em que contribui a literatura infantil para que aconteça um pleno desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. O quanto ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação provenientes do ato de ler. O objetivo de todas as instituições de ensino, não só as infantis, perpassa pelo desejo de criar indivíduos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade.
A escola é a grande formadora deste sonhado modelo de cidadão, por isso é ela a entidade responsável, em grande parte por este processo. A leitura proporciona a troca de experiências,
2 através de histórias, contos, fatos, que as