O alfabeto na educação infantil
Andreia Amaral Mello
Prof. Miriam L. Moura Bastos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED 0403) – Estágio I
14/06/2013
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivou-se na busca pelo inicio da alfabetação e a importância dos diversos aspectos para a construção da escrita dentro das séries iniciais. Tendo em vista que o alfabeto é um das principais bases que fundamenta a construção do conhecimento da criança, que contribuir para o desenvolvimento da alfabetização.
Palavras-chaves: Alfabetização. Conhecimento. Criança
1 INTRODUÇÃO
Sabemos o alfabeto é a principal base no mundo da linguagem e de fala. E que, especialmente é o norteador para o mundo das palavras que são feitas de sons e letras. Contudo, para que se haja um bom aprendizado, é de fundamental importância à introdução das letras e sua composição no alfabeto, seja em casa, na escola, o ato de ensinar o alfabeto é um marco tanto na vida de quem ensina ou de quem aprende, devendo ser ensinado com dedicação e qualidade.
A oportunidade de proporcionar o conhecimento, sobre o mundo no qual o individuo está inserido, contribuindo para o avanço intelectual da pessoa. Esse momento é mágico e fica marcado para sempre na vida do aluno, e ao longo do tempo percebe que todo o tralho, cuidado e esforço é valido, no mento que observa que o aluno já é capaz de entoar o alfabeto e pronunciar suas primeiras palavras sozinhas.
A criança quando, inicia sua vida escolar, tem seu aprendizado comprometido em aprender a escrever e ler o alfabeto, tarefa que os pais podem ajudar a evoluir no processo de aprendizado. Ensinar a criança de maneira correta de segurar o lápis no momento de realizar suas atividades é parte importante para desenvolver a escrita. E estruturar as corretamente e memorizar como se dá o processo da escrita, e sua realização como se escreve as letras do alfabeto é o ultimo passo. Para aprender é preciso que os educadores