consumismo
Para atender às necessidades da população, muito dinheiro é investido em tecnologia, o que acaba aumentando a produção.
Antigamente, a degradação ambiental estava limitada a áreas bastante povoadas, porém atualmente, essa degradação é tão grande que atinge quase toda a biosfera.
Pela necessidade de consumir cada vez mais, a produção também aumenta cada dia mais. Outro responsável por essa grande alta, é o aumento da população mundial.
Para resolver esse problema, é necessário haver uma mudança nos padrões de consumo, através da atenção às necessidades básicas dos menos favorecidos, reduzir o uso de recursos naturais, escassos ou não, na produção e diminuir o CONSUMISMO da população.
A sociedade consumista foi fundada a partir da revolução industrial.
A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só.
Evidente que esse comportamento não é natural, nós não nascemos consumistas doentios. E, esse consumo desenfreado, além de graves diferenças sociais, causa montanhas de lixo, que ainda não sabemos o que fazer com elas.
Para atender às chamadas “nossas necessidades”, as indústrias que não têm medidas, investem cada vez mais em tecnologia e muitas delas praticam os mais variados tipos de exploração: infantil, baixo salários, condições de trabalhos aviltantes, exploração e degradação dos animais. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.
Mas o que é o consumismo?
Poderíamos dizer, de maneira simplista, que é tudo aquilo que você compra sem necessidade, só para atender apelos das propagandas, mostrar status.
E o que é degradação ambiental?
É a mudança (destruição) do meio