O Absolutismo (Para estudo)
*Criação de uma burocracia - Os reis criavam vários órgãos e contrataram muitos funcionários para possibilitar a administração pública. Os principais cargos da administração eram distribuídos principalmente para os nobres, que exerciam as funções de ministros, comandantes militares, entre outras.
*Criação de um exército nacional - Os reis formavam exércitos profissionais e poderosos para combater as resistências a centralização, as revoltas camponesas e pacificar o país. Muitos soldados passaram a ser contratados em troca de salários, se tornando funcionários do governo. Quanto mais poderoso era o exército, mais poderoso era o país e mais poderoso era considerado o rei.
*Criação de leis nacionais - As leis criadas pelos reis passaram a valer em todo o país, tendo que ser respeitadas por todos. Essas leis quase sempre beneficiavam a nobreza e o clero. Apesar de fazer essas leis, os reis não precisavam respeitá-las, pois estavam acima das leis.
*Unificação monetária (moeda nacional) - As moedas locais foram sendo substituídas por uma moeda que era aceita em todo o país. Essa moeda nacional era criada pelos órgãos competentes subordinados ao poder real e sua emissão era controlada pelos reis e seus ministros.
*Criação de impostos e taxas nacionais - Foram criados impostos que eram cobrados em todo o país. Esses impostos eram