Anderson, Perry. Absolutismo na Europa Oriental - fichamento
Absolutismo na Europa Oriental.
Anderson, Perry.
Objeto de estudo, metodologia, enquadramento teórico e relevância da pesquisa historiográfica
• Objetivo do estudo: um estudo comparativo da natureza e do desenvolvimento do
Estado absolutista na Europa, suas características gerais e seus limites, sua composição e evolução.
• Metodologia: o estudo investiga o absolutismo em geral e em particular: ou seja, pretende compreender as estruturas puras do Estado absolutista e as variantes impuras representadas pelas diferentes monarquias específicas da Europa pós-medieval.
• Enquadramento teórico: emprega o materialismo histórico como abordagem predominante teórica para explicar a emergência, evolução e declínio do Estado absolutista. • Crítica aos trabalhos publicados na época: havia um conjunto de trabalhos históricos sem o respaldo teórico e também havia trabalhos teóricos sem base de pesquisa empírica historiográfica.
Continuação
Discrepância do presente estudo em relação ao tratamento ortodoxo do tema:
•
•
•
•
1) Equilíbrio de análise entre as partes Ocidental e Oriental da Europa, por conta do maior volume de estudos historiográficos sobre a região Ocidental;
2) Explicar as diferenças entre ambas as regiões (construindo uma tipologia regional) concomitantemente a busca por interconexões que possam servir de base para explicações universais;
3) articulação temporal distinta dos estudos anteriores, pois não há uniformidade temporal no tratamento do tema, tendo em vista que os tempos dos absolutismos europeu se caracterizam pela diversidade: vários pontos de partida e vários pontos de chegada.
4) No final da página 10, o autor explica que não se ocupará de uma série de fenômenos que ocorreram neste período: Reforma religiosa, acumulação primitiva do capital, a formação das nações, a expansão do imperialismo ultramarino, a industrialização. Considerar esses fenômenos na análise do absolutismo iria prejudicar o estudo.
Argumento básico que justifica o