Medidor de Nível por Ultra Som
Aplicação
Os dispositivos do tipo ultrassônico podem ser usados para a detecção contínua de nível, além de poderem atuar como sensores de nível pré-determinado (chave de nível).
Os dispositivos destinados a detecção contínua de nível caracterizam- se, principalmente, pelo tipo de instalação, ou seja, os transdutores podem encontrar-se totalmente submersos no produto, ou instalados no topo do equipamento sem contato com o produto.
Geração do Ultrassom O ultrassom é uma onda sonora, cuja frequência de oscilação é maior que aquela sensível pelo ouvido humano, isto é, acima de 20 Khz. A geração ocorre quando uma força externa excita as moléculas de um meio elástico, esta excitação é transferida de molécula a molécula do meio, com uma velocidade que depende da elasticidade e inércia das moléculas. A propagação do ultrassom depende, portanto, do meio. Dependendo do meio, faremos a distinção da propagação nos sólidos, líquidos e gases. Assim sendo, a velocidade do som é a base para a medição através da técnica de eco, usada nos dispositivos ultrassônicos.
As ondas de ultrassom são geradas e captadas pela excitação elétrica de materiais piezoelétricos. A característica marcante dos materiais piezoelétricos é produção de um frequência quando aplicamos uma tensão elétrica. Assim sendo, eles podem ser usados como gerador de ultrassom, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma força em uma material piezoelétrico, ou seja quando ele recebe um sinal de frequência, resulta o aparecimento de uma tensão elétrica no seu terminal. Nesta modalidade, o material piezoelétrico é usado como receptor do ultrassom.
Funcionamento
O sensor irá gerar curtos impulsos de ultrassom, na forma de ondas sonoras. Estes pulsos são direcionados para um alvo específico, de onde é refletida de volta ao transdutor que atua como transmissor / receptor.
Medição de Nível por Ultrassom O tempo de trânsito tomada