Atps de elétrica - parte 2
Este é um trabalho da disciplina de Eletrônica e Instrumentação com o título de Atividades Práticas Supervisionadas.
Neste trabalho abordamos sobre os seguintes assuntos:
Medição de nível, definição, as tecnologias de medição diretas e indiretas, também a medição de força e os métodos básicos para a mesma, medição de torque, tipos de torquímetros e por fim, os conversores analógico/digital, as suas características, a classificação dos modos de operação analógico e digital.
A equipe se reuniu, conversamos e dividimos o tarefa para cada componente, onde cada um ficou incumbido de pesquisar sobre um determinado assunto, depois nos reunimos novamente, fizemos os ajustes e finalmente o trabalho ficou pronto.
ETAPA 4
Medição de Nível
Definição
A maneira mais simples de definição de nível é dizer que nível é a altura do conteúdo de um reservatório ou tanque de armazenamento, através do qual torna-se possível basicamente avaliar o volume estocado de produto, determinando e controlando a quantidade de material em processo físico e/ou químico, levando ainda em conta a segurança, onde o nível do produto não pode ultrapassar determinados limites. Além disso, existe a condição de monitoração e controle visando controle operacional e/ou de custo e proteção ambiental.
Métodos de medição
Os três tipos básicos de medição de nível são:
a)direto
b)indireto
c)descontínuo
A medição direta pode ser feita medido-se diretamente a distância entre o nível do produto e um referencial previamente definido. Neste tipo de medição podemos utilizar a observação visual, como por exemplo, réguas, gabaritos, visores de nível, bóia ou flutuador, ou até mesmo através da reflexão de ondas ultra-sônicas pela superfície do produto.
Na medição indireta, o nível é medido indiretamente em função de grandezas físicas a ele relacionadas, como por exemplo, pressão (manômetros de tubo em U, níveis de borbulhador, níveis de diafragma, células de pressão