TIPOS DE NÍVEL
4
Medição de nível
Nível é a altura do conteúdo, que pode ser sólido ou líquido, de um re- servatório. Trata-se de uma das principais variáveis utilizadas em controle de processos contínuos, pois através da medição de nível torna-se possível:
Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento
Realizar o balanço de materiais de processos contínuos onde existam volumes líquidos ou sólidos de acumulação temporária, reações, mistura etc.
Manter segurança e controle de alguns processos onde o nível do produto não pode ultrapassar determinados limites
Métodos de medição de nível de líquido
Os três tipos básicos de medição de nível são o direto, o indireto e o des- contínuo. Medição de nível direta
É a medição para a qual tomamos como referência a posição do plano superior da substância medida. Neste tipo de medição podemos utilizar réguas ou gabaritos, visores de nível, bóia ou flutuador.
..........
S E N A I
E
RÉGUA OU GABARITO
Consiste em uma régua graduada que tem um comprimento conveniente para ser introduzida no reservatório a ser me- dido. Observe a Figura 35.
A determinação do nível se efetuará
FIGURA 35 RÉGUA
600
400
300
através da leitura direta do comprimen- to molhado na régua pelo líquido.
20
10
VISORES DE NÍVEL
0
Este medidor usa o princípio dos vasos comunicantes. O nível é observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhan- do o visor. São simples, baratos, precisos e de indicação direta. Esta medição é feita em tanques abertos e tanques fechados, como os da Figura 36.
Nessa medição pode-se usar vidro reflex, para produtos escuros sem interfaces, ou vidro transparente, para produtos claros e sua interface.
FIGURA 36 TANQUES PARA MEDIÇÃO
Corte dos visores de vidro plano tipo reflex e