Tipos e níveis de variações linguísticas
Tipos e níveis de variações linguísticas.
30/10/13
Tipos e níveis de variação linguística
Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente. É o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua. Tais diferenças decorrem do fato de o sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário. A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico). O conjunto dessas mudanças constitui a evolução dessa língua.
Níveis de variação linguística
Nível fonético-fonológico: a variação ocorre na pronúncia das palavras.
Exp.: o ‘’s’’ chiado pronunciado em determinadas regiões do Rio de Janeiro; o ‘’e’’ forte e bem marcado pronunciado pelos curitibanos, principalmente em final de sílaba.
Nível morfológico: uma mesma ideia é expressa em palavras que se diferenciam por apresentar elementos de sua formação diferenciados. É o caso de palavras que apresentam sufixos diferentes para uma mesma ideia. Exp.:’’espinhOSO’’ x ‘’espinhENTO’’.
Nível sintático: o sentido geral das frases é o mesmo, mas a sua forma de organização é diferente. Exp.: ‘’Esse é o carro que eu mais gosto.’’; ‘’Esse é o carro de que eu mais gosto.’’; ‘’Esse carro, eu gosto mais dele.’’; ‘’Esse carro, é dele que eu mais gosto.’’.
Nível semântico: uma mesma palavra pode ter mais de um significado, dependendo da região do falante, de sua idade, do seu estilo, sua ocupação, etc. Exp.: ‘’vexame’’, pode significar ‘’vergonha’’ ou ‘’pressa’’.
Nível lexical: mais de uma palavra remete a um mesmo significado. Exp.: ‘’garoto’’, ‘’menino’’, ‘’guri’’ e ‘’piá’’.