praticas do letramento
Centro de Educação a Distância
Equipe:
PRÁTICA DO LETRAMENTO
Polo de Juazeiro
10 de junho de 2013
Introdução.
O ser humano possui a incrível capacidade de se comunicar, numa relação constante com o mundo a sua volta, essa capacidade tem se expandido com a utilização da escrita. Deixamos de ser meros falantes e passamos a ser escritores e leitores deixando para a posteridade eternizados os nossos pensamentos e desejos.
Já há algum tempo a escrita vem se tornando cada vez mais vital e ser capaz de utilizá-la de forma eficaz nos mais diversos âmbitos da vida é primordial para o ser humano, por tal urge a necessidade de formar leitores no sentido completo da palavra, leitores capazes de ler e produzir textos, leitores que vejam o livro como um amigo capaz de proporcionar sempre novas aventuras e não como um utensílio maçante e cansativo.
Como educadores temos a missão primordial de estimular o educando na busca do conhecimento, do novo, do desafio, e isso só é possível através da leitura. Este relatório traz em seu interior algumas atividades e informações que podem ser úteis durante este processo. É preciso dizer no entanto que nada está pronto, mas sempre em transformação, estejamos então, dispostos sempre a aprender.
Estar alfabetizado é...
...Ser capaz de se comunicar com o outro através da escrita e da leitura de forma efetiva buscando ser compreendido pelo outro, assim como compreender o mundo que nos rodeia.
Muito se tem discutido atualmente sobre o ato de alfabetizar como a tarefa que consiste em tornar o indivíduo capaz de ler – decodificar fones. Porém diversos pesquisadores tem alertado para a realidade de que não basta ao ser alfabetizado apenas decodificar letras, mas também se utilizar desses mesmos códigos como forma de expressão de si para o mundo e vivenciar o mundo através do mesmo.
Ao indivíduo não basta ser alfabetizado, se faz necessário que este