M todos
Métodos Quantitativos Aplicados à Administração
Aluno: Felipe Augusto Andrade Ribeiro
Data: 31/03/2015
Análise Estatística dos alunos da
Faculdade de Administração da UFBA
Com o objetivo de entendermos melhor a população de estudantes do curso de Administração da Universidade Federal da Bahia, foi feita uma análise estatística com o objetivo de descobrir o gênero predominante entre os alunos, o ano em que eles entraram na universidade e quanto tempo eles demoram para chegar na faculdade todos os dias.
Para isso, foi aplicado um questionário aberto em uma amostragem por conglomerados: ao observar os alunos de uma disciplina optativa, foram escolhidos, via amostragem aleatória simples, 40 estudantes para preencher o questionário. O número 40 foi encontrado através do desvio padrão, que foi o dado usado para estimar o tamanho da amostra, partindo do pressuposto de que a Escola de Administração possui 400 alunos, em seu total. A partir daí, tal disciplina foi escolhida pois tem alunos de diferentes semestres e, em sua maioria, desconhecidos entre si, criando assim uma amostragem mais rica em diversidade de dados. Para análise dos gêneros do alunos, foi utilizada a proporção através da frequência simples relativa. Já para o ano de ingresso, foi utilizada a frequência simples absoluta através de uma distribuição de frequências de dados tabulados não-agrupados em classes. Por fim, para o tempo de chegada na universidade, foi utilizado a frequência absoluta simples a partir da distribuição de frequências de dados agrupados em classes.
A partir dessas análises, foi possível calcular a média, mediana e a moda de cada questionamento, bem como a regressão.
Sobre o gênero, foi observado que 55% dos entrevistados eram do sexo masculino e 45% eram do sexo feminino. A moda, nesse caso, é o sexo masculino. Sobre o ano de ingresso na faculdade, foi obervado que o ano médio de entrada na universidade pelos alunos entrevistados foi o ano de 2011. A