M Todos
Classificamos como método INDUTIVO aquele que parte de uma análise de dados particulares, devidamente constatados, a partir dos quais podemos inferir verdades universais.
O método DEDUTIVO parte do geral para chegar à realidade de casos específicos.
O método HIPOTÉTIC-DEDUTIVO se orienta por deduções teóricas e hipóteses verificáveis na busca do estabelecimento de novos parâmetros teóricos.
O método DIALÉTICO busca o conhecimento por meio das contradições, negações e conflitos em processo de mudança qualitativa.
O método EXPERIMENTAL é um método fundado na experiência. Seu objeto é controlado para se atingir resultados pretendidos. Dessa forma, o objeto é colocado sob condições ideais, reproduzidas em laboratórios ou não, selecionando-se as hipóteses a serem verificadas.
O método ESTATÍSTICO é empregado nas pesquisas quantitativas, uma vez que trata de elementos de caráter matemático. Pretende fornecer uma base concreta e segura das informações a serem analisadas. Terão gráficos e apresentações analíticas das tendências características dos fenômenos pesquisados.
O método HISTÓRICO pode ocorrer de três formas: comparando o conjunto dos elementos que existe hoje com suas origens históricas; comparando formações anteriores que eram precursoras do que há na atualidade e acompanhando a evolução do objeto pesquisado pela história.
O método COMPARATIVO consiste no confronto entre elementos, levando em consideração seus atributos. Promove o exame dos dados a fim de obter diferenças ou semelhanças que possam ser constatadas, e as devidas relações entre as duas.
O método CLÍNICO apoia-se numa relação profunda entre o pesquisador e o pesquisado. Muito utilizado pela psicologia.
O método OBSERVACIONAL é um