Elementos De Circ
A Corrente contínua CC ou DC (do inglês direct current) é o fluxo unidirecional de carga elétrica. A corrente contínua é produzida por fontes tais como baterias, termopares, células solares de energia solar fotovoltaica. A corrente contínua pode fluir de um condutor tal como um fio, mas pode também fluir através de semicondutores, isoladores, ou mesmo por meio de um vácuo. A carga elétrica flui em uma direção constante, distinguindo-a de corrente (AC) alternada. Um termo usado antigamente para a corrente contínua era corrente galvânica. Esse tipo de corrente possui dois polos, o positivo e o negativo, o sentido dos elétrons é definido como partindo do pólo positivo em direção negativo por convenção, porém na realidade ocorre o contrário.
A corrente contínua pode ser obtida a partir de uma fonte de corrente alternada através do uso de um arranjo de comutação chamado um retificador, que contém elementos eletrônicos (geralmente) ou elementos eletromecânicos (historicamente) que permitem que a corrente flua em uma única direção. A corrente contínua pode ser feita por corrente alternada, com um inversor ou um conjunto motor-gerador.
A primeira transmissão de energia elétrica comercial (desenvolvida por Thomas Edison no final do século XIX) usava corrente contínua. Por causa das inúmeras vantagens da corrente alternada sobre a corrente contínua para a transformação, transmissão e distribuição de energia elétrica. Hoje quase toda a distribuição é em corrente alternada.
Um circuito de corrente contínua é um circuito elétrico, que consiste de uma combinação de fontes de tensão constante, fontes de corrente constante, e resistores. Neste caso, as tensões e correntes de circuitos são independentes do tempo. A tensão de circuito especial ou corrente não depende de o valor passado de qualquer tensão de circuito ou corrente.
Corrente alternada AC
Na corrente alternada CA ou AC (do inglês alternating current), o fluxo de carga elétrica inverte