M todos de venda
Apesar de não ser uma tecnologia recente, os métodos de vendas configuram-se como as ferramentas mais eficazes na formação e treinamento de vendedores, pois proporcionam aos mesmos, três oportunidades básicas: Controlar / Corrigir / Ajustar
CONTROLAR a forma com que atendemos o cliente e pensar estrategicamente na negociação que estamos conduzindo;
Identificar e CORRIGIR os comportamentos que não foram adequados em um atendimento específico;
AJUSTAR o formato de negociação para que no próximo atendimento possamos de maneira mais eficaz fechar a venda.
CONTROLAR, CORRIGIR E AJUSTAR é à base do desenvolvimento de metodologias de qualidade total e desenvolvimento contínuo.
O vendedor que faz uso de metodologia chegará ao topo mais rapidamente e com maior segurança. Você pode até conhecer algum vendedor que tenha uma performance arrojada em vendas sem recorrer ao uso de método, mas, seguramente isso não acontece sempre. Além disso, o profissional que trabalha com método de vendas serão sempre mais consistente e correrá muito menos risco de desagradar o cliente e perder o negócio.
Outras vantagens são o melhor aproveitamento do tempo e a prevenção do desperdício de energias e recursos, além de assegurar uma performance mais objetiva e efetiva durante o processo de venda "Os passos da abordagem e levantamento de necessidades permitem criar empatia e definir um foco para a venda. A proposta de valor e a negociação viabilizam a operação comercial e preparam o terreno para o fechamento. A pós-venda ajuda a manter o relacionamento e prepara o terreno para novos negócios.
O vendedor que não utiliza um método de vendas só conhece as ações executadas nas extremidades do processo, ou seja, na prospecção e na tentativa de fechamento. Nos eventos intermediários, ele não tem noção situacional, já que nessas etapas ele é mais falante que ouvinte.
É aí que reside a grande desvantagem e onde se iniciam os problemas do vendedor que não faz a venda