CI NCIA E POL TICA
CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA – CESAD
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINSITRAÇÃO PÚBLICA
CARMEM NELMA PEREIRA SILVA
CIÊNCIA E POLÍTICA
SÃO CRISTÓVÃO-SE
MAIO/2015
CARMEM NELMA PEREIRA SILVA
CIÊNCIA E POLÍTICA
Atividade apresentada como AD1 da disciplina Ciência e Política.
Orientadora:
Profª. Ana Maria de Souza Martins
SÃO CRISTÓVÃO-SE
MAIO/2015
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
1) Com base na discussão sobre o conceito de política visto nesta unidade, descreva os principais espaços institucionais e não institucionais para seu exercício no Brasil de hoje.
Resposta:
Os principais espaços institucionais que representam a política no Brasil hoje são órgãos da administração pública, como por exemplo, os Ministérios, um deputado, um vereador, caracterizando assim o exercício da atividade política. Os principais espaços não institucionais estão representados pela Igreja, pela existência de uma política de relação de certas questões de miséria e violência, etc.; Os sindicatos, não somente pela política do governo para com eles, mas também pelo que diz respeito à própria atividade desenvolvida em relação aos seus filiados e restante da sociedade; As empresas com a política de realizarem determinadas metas no relacionamento com outras empresas e empregados; as pessoas no relacionamento diário desenvolvem políticas almejando objetivos nas relações de trabalho, amor ou lazer.
2) Com base na discussão de Giddens (2005) sobre os “paradoxos da democracia”, faça uma análise da democracia brasileira.
Resposta:
Levando-se em consideração que a democracia também depende das regras impostas pelas relações de poder, deve-se lembrar que esta não está resumidamente ligada ao exercício dos interesses e preocupações de determinado grupo ou pessoas.
O significado da democracia tem se moldado em conformidade ao tipo de sociedade e o momento histórico em que se