M todos de separa o de misturas
Neste trabalho iremos falar sobre os Métodos de separação de misturas que muito importantes para Homem e meio ambiente.
Métodos de separação de misturas
Decantação
É um processo de separação que permite separar misturas heterogéneas, utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor de água e ar).
Exemplos: água - areia e água - óleo vegetal.
Catação
A catação é um tipo de separação manual de sistemas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
Separação Magnética
É um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o niquel e, principalmente o ferro. Utilizado um imã (para separação de pequena escala) ou um electroimã (para larga escala) e possível separar a substância magnética do resto da mistura.
Ex: areia e limalha de ferro; enxofre e limalha de ferro.
Destilação simples
É um método de separação de misturas homogêneas de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante difirentes.
Filtração
É um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano, é usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão.
Ex: a preparação do café
Cromatografia
É um método de separação que separa substâncias com diferentes solubilidades num determinado soluto. Na cromatografia uma mistura e arrastada (por um