Qu Mica 1 Ano
Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até a complicada "destilação fracionada".
Para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro a própria mistura. Ela pode ser de dois tipos: homogênea e heterogênea.
Misturas homogêneas: significa que as misturas tem um aspecto comum, dando a impressão de que não é uma mistura, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação, etc).
Misturas heterogêneas: nota-se claramente que se trata de duas (ou mais) substâncias, exemplo: água misturada com areia, deve-se separar as "fases" (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação, etc), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância, passando a ser então, uma substância homogênea).
- Sedimentação
Consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente.
Exemplo: água + areia
- Decantação
É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.
Exemplo: água + óleo; água + areia
- Filtração
Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.
- Dissolução Fracionada
Consiste em diluir a mistura heterogênea e separar as substâncias solúveis das insolúveis.
-Fusão Fracionada
É um processo de separação de misturas de sólidos, onde o ponto de fusão dos sólidos seja diferentes. Ela é utilizada para separar ferro de chumbo, por exemplo, onde o ferro funde-se a