M Todos De Separa O De Misturas
1- Introdução
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes, cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Na mistura homogênea, não é possível distinguir superfícies de separação entre os componentes, nem mesmo com os mais aperfeiçoados equipamentos de aumento, como o ultramicroscópio e o microscópio eletrônico. Na mistura heterogênea, é possível distinguir superfícies de separação entre os componentes a olho nu.
O método de separação dos componentes de uma mistura dependerá das características dessa mistura. A filtração simples é um processo utilizado para separar componente de uma mistura heterogênea sólido-líquido. A filtração a vácuo é também empregada na separação de misturas heterogêneas sólido-líquido, apresentando maior eficiência que a filtração simples. Através da evaporação, a mistura é aquecida até o ponto de ebulição da substância mais volátil, restando no recipiente a substância menos volátil. A decantação é empregada na separação e misturas de líquidos não miscíveis (heterogênea)
2- Objetivos
.Preparar misturas homogêneas e heterogêneas;
.Aprender técnicas de separação de misturas;
.Realizar algumas técnicas de separação
3- Materiais e reagentes
. Água
. Toluol
. Iodo
.Solução aquosa de iodo
. Areia
.Sal de cozinha
. Óleo de cozinha
. Funil de separação
. Termômetro
. Funil analítico
.Papel filtro
. Balão de destilação
.Bico de bunsen
. Tripé
. Garras
.Pipetas graduadas
. Suporte universal
. Argola
. Proveta
. Bastão de vidro
. Erlenmeyer
4- Procedimentos
4.1- Filtração simples e evaporação para separação de sólidos
Pesou-se 4,0 g de NaCl em um béquer pequeno. Em outro béquer pesou-se 3,0 g de areia. Misturou-se os dois sólidos. Adicionou-se em seguida 15 mL de H2O e misturou-se até completar dissolução do sal.
Para separar o sal não solubilizado (areia) do líquido (solução NaCl em H2O),