Preparo De Solu Es E M Todos De Separa O De Misturas
Química Geral II – Professor Cid Moreira
Fabiana Tavares de Moraes Tibau
Jennifer Pereira Carvalho
Larissa Vieira de Souza Cesário
Macaé, 30 de Março de 2015
SOLUÇÕES
Uma solução é uma mistura homogênea com duas ou mais substâncias que possui uma só fase. Numa solução tem-se, basicamente, dois componentes: o soluto e o solvente. Sabemos que o componente em maior quantidade é o solvente e o em menor quantidade, o soluto.
A concentração de uma solução exprime, usualmente, a quantidade de soluto dissolvida em alguma quantidade de solvente. Como a maioria das reações químicas é efetuada em meio a solventes, torna-se importante conhecer a concentração das soluções de maneira quantitativa, podendo ser expressa de várias formas, as quais serão citadas abaixo.
1. PORCENTAGEM EM MASSA (% m): A porcentagem em massa exprime a quantidade proporcional de massa do soluto calculada sobre uma quantidade de cem partes de massa da solução, sendo que todas as massas devem estar na mesma unidade.
Exemplo: No caso de 10 g de hidróxido de sódio estarem dissolvidos em 70 g de água, a porcentagem de soluto é expressa da seguinte forma:
Massa de soluto: 10,0 g (NaOH)
Massa de solvente: 70,0 g (H2O)
Massa da solução: 80,0 g (quantidade total = 100%)
% de NaOH: 80,0 g de solução ---------- 100% 10,0 g de soluto ---------- x x = 12,5% em massa de soluto.
É importante indicar a porcentagem do soluto em relação à grandeza utilizada. Assim, deve-se expressar a % em massa. Fica claro que também poderíamos expressar a % do solvente. No exemplo anterior, a porcentagem de água (solvente) é de 87,5%, dada pela diferença da massa total pela massa do soluto.
2. PORCENTAGEM EM VOLUME (% v): Quando misturamos dois líquidos, a concentração pode ser expressa como porcentagem em volume. Numericamente, a porcentagem em volume corresponde ao volume de qualquer um dos