M TODO DEDUTIVO
O DISCURSO DO MÉTODO – RENÉ DESCARTES
COMO ORGANIZAR SUAS IDEIAS
MÉTODO DEDUTIVO
O que é .....
... é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que as conclusões seguem necessariamente as premissas.
Se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode ser mais nada se não verdadeira. MÉTODO DEDUTIVO
Foi descrito por Aristóteles e outros filósofos da Grécia Antiga, sendo também proposto por Descartes, Spinoza, Leibniz, entre outros racionalistas que defendem que a razão pode chegar a axiomas*.
Dedução é uma palavra oriunda do latim deducere, significando tirar conclusões de uma suposição, principio ou proposição.
* Axiomas são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Em muitos contextos, axioma é sinónimo de postulado, lei ou princípio.
MÉTODO DEDUTIVO
O método dedutivo infere os fatos observados baseando-se na lei geral (ao contrário do indutivo, no qual se formulam leis a partir de fatos observados.
Há quem acredite, como é o caso do filósofo Francis Bacon, que a indução é melhor do que a dedução pelo fato de se passar de uma particularidade para uma generalidade.
Este método pode ser dividido em:
Dedutivo direto de conclusão imediata: quando se obtém um juízo/uma opinião relativamente a uma única premissa, sem intermediários
Dedutivo indireto ou de conclusão mediata: quando a premissa maior contém a proposição universal e a premissa menor contém a proposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
MÉTODO DEDUTIVO
Em todo o caso, os investigadores que seguem o método dedutivo começam com o planejamento do conjunto axiomático (inquestionável) de partida onde as suposições devem incorporar unicamente as características mais
importantes