Filosofia resumos
A lógica é a disciplina que estuda a distinção entre argumentos corretos, ou válidos, e incorretos, ou inválidos, através da identificação das condições necessárias à operação que conduz da verdade de certas crenças à verdade de outras, dedicando-se então ao estudo das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem válidos.
A lógica ajuda-nos, por isso, a adquirir competências que nos permitem compreender e analisar a validade dos argumentos, contribuindo assim para desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de apresentar argumentos corretos.
Importância da lógica:
Ela ajuda-nos a adquirir competências que nos permite avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados, contribuindo assim para desenvolver a autonomia e o espírito critico.
Ela proporciona-nos meios que possibilitam a organização coerente dos pensamentos, desenvolvendo competências argumentativas e demonstrativas, a fim de os podermos comunicar com rigor, coerência e inteligibilidade.
Ela permite-nos analisar diversos tipos de discurso, do científico ao político, para nos certificarmos da sua validade formal
Final/, ela possibilita-nos a analise de ideias, juízos, raciocínios e métodos de inferir, permitindo representar, através de uma linguagem rigorosa, conceitos que pela subtileza escapam a toda a toda a determinação precisa com a linguagem corrente.É por meio desses recursos que pensamos a realidade e a podemos conhecer.
Argumento/Proposições
Um argumento é um conjunto de proposições devidamente articuladas - a conclusão e a(s) premissa(s) -, no qual a(s) premissa(s) procura(m) defender, sustentar ou justificar a conclusão. À conclusão também se chama tese.
O que caracteriza o argumento é o nexo lógico que se verifica entre as premissas e a conclusão, ou seja, a conexão lógica entre elas.
Um argumento tem subjacente uma inferência ou raciocínio, isto é, uma operação que efetua a transição lógica entre