Método dedutivo e método indutivo
Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza eLeibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada premissa. Tal dedução é o processo mental contrário à indução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos.
Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral e genérica para uma particular. O método dedutivo pode servir para sustentar uma explicação argumentativa geral.
A conclusão do pensamento dedutivo deve ser relevante e colocado em destaque
A indução normalmente se contrasta à dedução.
Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras. Segundo Salmon (1978,30-31) são premissas de verdades, com conclusões de verdade, de modo que estas conclusões, são implícitas nas premissas, mesmo que seja necessário sacrificar o conteúdo para atingir a certeza
O método dedutivo pode dividir-se em método dedutivo direto de conclusão imediata (quando se obtém um juízo/uma opinião relativamente a uma única premissa, sem intermediários) e método dedutivo indireto ou de conclusão mediata (quando a premissa maior contém a proposição universal e a premissa menor contém a proposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
““O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo. construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão”” (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI,1993).
O método dedutivo