M Todo De Pontos Ou Ponto
Este método vem sendo adotado por várias empresas desde Jun/2009, pois oferece vantagens tanto para o cliente que sabe o valor do serviço logo quando é solicitado como para a empresa prestadora que é poupada de reclamações quanto ao valor. As informações passadas aqui foram colhidas através de entrevistas com nossos clientes, experiências publicadas na internet, e em paralelo direta ou indiretamente através de algumas empresas sindicalizadas.
Para adotar o método de pontos, é necessário saber algumas informações básicas para a confecção da tabela de pontos por local, informações como distância, tempo médio, rotas alternativas entre outras podem ser um diferencial entre você e o seu concorrente.
Você pode adotar o método de várias maneiras, porém, o conceito é sempre o mesmo, você terá para uma determinada localidade o "ponto cheio" e o "ponto adicional".
Ponto cheio
Podemos tratar o ponto cheio como a quantidade pontos para uma única viagem para um local (ou localidade).
Ponto adicional
O ponto adicional é a quantidade de pontos para um local (ou localidade) na rota de uma entrega, seja na ida ou na volta.
O valor de espera é outro item importante no método de pontos, pois caso haja atraso durante a rota do motoboy na entrega ou recebimento da encomenda ou malote por parte do cliente, esta demora poderá ser cobrada na OS. Ex.: Espera do motoboy na portaria da empresa por mais de 30 minutos.
Para ficar mais claro, apresentaremos um estudo de caso (lembrando que isto é só um exemplo e que cada empresa adota a quantidade de pontos que for viável para si.)
Uma empresa no localizada no Socorro em São Paulo, adota a seguinte tabela de pontos:
LOCAL
PONTO CHEIO
PONTO ADICIONAL
Butantã
2
1
Pirituba
4
3
Tremembé
5
4
Itaquera
5
4
Ipiranga
2
1
Um motoboy irá executar toda a rota, pegando um malote num cliente no Butantã, levando até Pirituba, depois até o Tremembé, em seguida até Itaquera, entregando