M Todo Da Estufa
Para determinar o teor de umidade de um solo, o ensaio mais indicado é o da estufa, por conta da o seu alto nível de precisão e relativa fácil aplicabilidade; relativa, pois uma desvantagem é o fato deste ensaio não poder ser feito em campo, pois é preciso uma estufa elétrica e os resultados são obtidos, após 24h depois da amostra ser colocada na estufa.
APARELHAGEM E MATERIAL
Para a realização do ensaio foram utilizadas:
1. Estufa elétrica,
2. Balança sensível a 0,01g;
3. Cápsulas metálicas;
4. Pinças metálicas
EXECUÇÃO DO ENSAIO:
O procedimento se deu da seguinte forma, segundo a normativa NBR 6457 de 1986:
Para realização do experimento, primeiramente retirou-se uma amostra de solo no campo e levou para o laboratório. Com esse solo disponível, pegou-se uma quantidade do material em função da dimensão dos grãos maiores contidos na amostra, como indicado na TABELA 1, e coloco-os nas cápsulas metálicas, previamente pesadas (geralmente identificadas por números gravados no corpo e na tampa); após a amostra ser inserida numa capsula, determinou o peso do conjunto “capsula-solo”. Esse material foi levado para estufa, onde permaneceu por 24 horas e após isto, pesou-se novamente para determinar a quantidade água que evaporou. Com esses dados em mão, fez-se um cálculo da diferença da massa total antes de ir para estufa e da massa após retirar da estufa, obtendo, assim, a quantidade e percentual de água existente na amostra.
Foi efetuado três determinações do teor de umidade por amostra.
Como visto, o ensaio não apresenta dificuldades, além do fato de que é preciso uma estufa elétrica e que isso aumenta consideravelmente o custo do ensaio.
TABELA1
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA6YUAB/ensaios-determinar-indices-fisicos-solos
Teor de umidade- Professor Ilço Ribeiro Junior. - Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Mato Grosso do Sul.