part 1 desen
O planejamento do canteiro de obras tem como definição o elaboração de um layout e do arranjo das suas aparelhagens de segurança e processo de deslocamento e armazenamento de materiais. A elaboração do layout circunda a definição do acordo braçal dos trabalhadores, materiais, áreas de trabalho.
Já o arranjo das suas aparelhagens fundamenta-se as condições de infraestrutura para a expansão do recurso produtivo, estabelecendo como exemplo, as conjunturas de acúmulo e meio de transporte para os materiais, a tipografia das implementações temporárias, os materiais dos escritórios ou a implementação de segurança de uma serra esférica. De acordo com a definição adotado aceitado, acredita-se que a organização de assuntos de segurança no trabalho que não estão associados às defesas físicas, tais como a capacitação da mão de obra ou o diagnostico de riscos, não estão atribuídas ao planejamento de canteiro.
Objetivo do planejamento do Canteiro de Obras
O planejamento do Canteiro de obras tem como principal objetivo aproveitar o espaço físico de forma que o trabalhador ou maquina que exerça sua função com eficácia e segurança.
De acordo com Tommelein pode-se dividir em duas categorias os objetivos de um bom planejamento
Objetivos de alto nível
Executar operações eficientes e seguras mantendo os funcionários motivados dando-lhes boas condições no ambiente de trabalho. E necessário também preservar a limpeza e organização no canteiro de obras, pois assim cria um impacto positivo ate mesmo na hora do cliente avaliar a suposta compra.
Objetivos de baixo nível
Minimizar distâncias de transporte, tempo de movimentação de materiais, manuseios dos mesmos e evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.
Tipologia de canteiros de obras
O canteiro de obras pode ser dividido em três partes: restritos, amplos e longos e estreitos.
O estreito é o mais utilizado nos terrenos urbanos, principalmente nas áreas de maior