M QUINAS AGR COLAS
Centro de Ciências Agrárias
Agronomia
Introdução à Agronomia
EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
Aluno: Yuri Araújo Martins
Matrícula: 373523
Prof.: Niedja Goyanna
Fortaleza, Abril de 2015.
1. INTRODUÇÃO
A aula de introdução à agronomia, no dia 03 de junho de 2015, na Universidade Federal do Ceará foi discutida um pouco mais sobre os equipamentos agrícolas, entender o funcionamento, a utilização e quais situações em que utilizar os equipamentos. O professora que ministrou a aula, , falou um pouco sobre os tipos de maquinas e o seu funcionamento, além de uma introdução sobre a disciplina ofertada pelo curso de agronomia, motores e tratores, o que irá ser estudado e como será abordado o assunto.
2. DESENVOLVIMENTO
Equipamentos agrícolas são instrumentos utilizados no auxílio de atividades agrícolas de alta produção, com o intuito de ajudar em processos de colheitas e plantios, para diminuir o processo manual e acelerar a produção.
Essas máquinas apesar de robustas necessitam de cuidado na hora do manuseio. É valido ressaltar que o curso de agronomia oferta uma disciplina focada em motores e tratores, no seu funcionamento, no motor, no seu sistema de aquecimento, seja a ar ou a água, o sistema de diesel, a parte elétrica do equipamento, as partes móveis e fixas de um trator, os quatros funcionamento dos motores entre outros assuntos.
Um agricultor rural quando vai adquirir um trator precisa necessariamente consultar um engenheiro agrônomo para dimensionar a potência do trator necessária para tracionar os produtos naquela propriedade. Levando, assim, em consideração o tamanho da propriedade, o solo e atividade desenvolvida. Por exemplo, em um solo arenoso, dependendo do equipamento, pode forçar o mesmo. Além disso, cada implemento vai ser proporcional o trator.
Equipamento para preparo do solo, temos como exemplo o arado que tem como objetivo apenas de revirar o solo, não deixando pronto para o plantio, pois deixa os