M quina Pura
A máquina pura é o tipo de esquema mais simples, pois não necessita de gerência de memória, ela não necessita de algum software ou hardware especial. Viável apenas em sistemas dedicados onde o computador controla um equipamento especifico. O usuário lida diretamente com o hardware do computador e possui total controle sobre toda a memória do computador. Vantagens: Maior flexibilidade para o usuário, maior simplicidade, menor custo. Desvantagens: Ausência de serviços: O sistema operacional não controla interrupções; não há monitor residente para processar chamadas ou sistema de erros, não existe infraestrutura do SO.
Onde utilizar? Em sistemas dedicados: eletrodomésticos, sistemas embarcados, sistemas integrados específicos.
Monitor Residente
Um monitor residente é um pequeno núcleo concebido para fazer sequenciamento automático da execução de programas. O monitor é formado basicamente pelos drivers de entrada e saída. Com o monitor residente é a memória do computador fica divida em duas partes: uma para conter os programas do usuário e a outra para conter o monitor. Este esquema é normalmente utilizado apenas para programação monousuário. Com o funcionamento do monitor residente, os programas e as derivas são perfurados em cartões, e entregues pelo o usuário para o operador humano.
Com monitor residente os passos para a execução de um programa são os seguintes:
1. Elaborar a lógica da solução;
2. Programar em uma linguagem de programação
3. Perfurar os cartões correspondentes a cada comando da linguagem;
4. Entregar os cartões perfurados ao operador humano;
5. O operador humano transfere o programa dos cartões, com uma leitora de cartões perfurados, para um periférico mais rápido (por exemplo, um tambor magnético);
6. O computador é acionado e transfere o programa do tambor magnético para a memória;
8. Os resultados são gravados em fita magnética, impressos,
7. O programa é executado
Funcionamento