M Dicos Veterinarios
Publicado por blogcievs
0
Os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASFs) serão aprimorados na Nova Política Nacional de Atenção Básica. Os NASFs são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham no apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família. Nos Núcleos, os profissionais desenvolvem atividades como consultas e diagnósticos conjuntos e ações de educação em saúde entre a população. Para a definição dos profissionais que compõem os NASFs, as secretarias municipais de saúde utilizam critérios como as especificidades e prioridades em saúde das comunidades como também a disponibilidade dos profissionais na região.
Dentre as mudanças, está definida a ampliação das especialidades profissionais que poderão passar a atuar nos NASFs, como médicos veterinários e sanitaristas. Atualmente, os Núcleos podem ser compostos – por decisão das secretarias municipais de saúde – por psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional, ginecologista, homeopata, acupunturista, pediatra e psiquiatra. “A inclusão de novas especialidades profissionais nos NASFs e outras propostas de avanços na Atenção Básica estão sendo definidas em conjunto com os Estados e Municípios”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. “A inclusão dos médicos veterinários é uma das importantes novidades”, acrescenta.
No Brasil, o debate entorno da inclusão o Médico Veterinário nos NASFs tem sido conduzidos pelo CFMV e decorrente de uma luta contínua, que vem desde a criação da portaria que institui os NASFs. A integração do Médico Veterinário nos NASFs considera o seu perfil de atuação na saúde pública, onde diversas doenças e agravos de importância estão inclusas no seu escopo profissional, particularmente evidenciado, em interfaces com a saúde da família. Portanto, mais do que se ocupar da saúde das famílias, a