Linguagens de Baixo Nível
As linguagens de Baixo Nível são aquelas voltadas para a máquina, ou seja as que são escritas utilizando as instruções do microprocessador do computador. São genericamente chamadas de linguagens Assembly. Os programas escritos com Alto Nível geralmente podem ser convertidos com programas especiais para Baixo Nível.
Vantagens: Programas são executados com maior velocidade de processamento. Os programas ocupam menos espaço na memória.
Desvantagens: Em geral, programas em Assembly tem pouca portabilidade, isto é, um código gerado para um tipo de processador não serve para outro. Códigos Assembly não são estruturados, tornando a programação mais difícil.
Linguagens de Nível Médio
Estas linguagens são linguagens voltadas ao ser humano e a máquina, ou seja, estas linguagens são uma mistura entre as linguagens de Alto Nível e as de Baixo Nível. Estas linguagens contém comandos muito simples e outros muito complicados, o que torna o seu código não muito difícil e nem tão fácil de se entender. Uma linguagem de Nível Médio são C e C++, existem algumas outras que utilizam o mesmo nível.
Vantagens: Geralmente são linguagens com mais poder, permitindo a criação de jogos e programas com qualidade profissional.
Desvantagens: Alguns comandos tem uma sintaxe muito difícil de se compreender.
Linguagens de Alto Nível
São linguagens voltadas para o ser humano. Em geral utilizam sintaxe mais estruturada tornando o seu código mais fácil de se entender, e de editar programas, elas necessitam de compiladores ou de interpretadores, de para executar os comandos uma certa linguagem.
Vantagens: Por serem compiladas ou interpretadas, tem maior portabilidade podendo ser executados em varias plataformas com pouquíssimas modificações. Em geral, a programação torna-se mais fácil por causa do maior ou menor grau de estruturação de suas linguagens.
Desvantagens: Em geral, as rotinas geradas (em linguagem de maquina) são mais genéricas e portanto mais complexas e