L Pus
LUPÚS ERITREMATOSO
SINOP MT
SÂMELA BARBOSA DE SOUZA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Imunologia clínica como parte da avaliação referente ao 4ºsemestre de 2013
Profª Antônio Carlos
SINOP MT
INTRODUÇÃO Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, ocasionada pela produção de anticorpos contra o próprio organismo. perdendo a sua capacidade de distinguir entre um corpo estranho e os tecidos e células da própria pessoa. O sistema imunitário erra e produz auto-anticorpos que identificam as células normais da pessoa como corpos estranhos, eliminando-as em seguida. Acredita-se que a responsabilidade pela resposta imunitária anormal se deve a múltiplos fatores de risco hereditários em combinação com fatores ambientais ao acaso. Sabe-se que o LES pode ser desencadeado por uma série de fatores, por desequilíbrio hormonal na puberdade e fatores ambientais como a exposição solar, algumas infecções virais e determinados medicamentos.O resultado é uma reação auto-imune que provoca a inflamação que afeta órgãos específicos (articulações, rins, pele, etc.) no LES. Se os sinais de inflamação forem duradouros, nesse caso os tecidos poderão ficar danificados e as funções normais diminuídas. É por este motivo que o tratamento do LES tem como objetivo a redução da inflamação.
Os descendentes dos portadores do lúpus podem ter alguns sinais clínicos da doença ou apresentar outro tipo de doença autoimune. O lúpus é uma doença pleomórfica que não apresenta um padrão típico de comprometimento sistêmico. O diagnóstico baseia-se fundamentalmente no quadro clínico, que, associado aos dados laboratoriais e sorológicos, favorecem a sua definição. Na fase inicial acomete com maior freqüência o sistema ósteo-articular e o cutâneo, e, de forma mais grave, o renal e o sistema nervoso central (SNC).
O conhecimento das principais características clínicas da