J. Carlos
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Escola de Comunicação
J. Carlos
Disciplina: História do Jornalismo
Professora: Cristiane Costa
Aluna: Marcela Marçal Dias
Novembro / 2009
Documentário: J. Carlos – A Figura da Capa
Duração: 50’ 02”
Estreia: 19/02/09
Canal: Futura
Produzido pelo Futura e dirigido pelo bisneto do caricaturista, José Eduardo Brito Cunha, o documentário conta a trajetória de J. Carlos e revela ainda curiosidades da sua vida.
Os avanços do processo fotográfico e comparações com a riqueza do trabalho de ilustradores serve também de pano de fundo para esta história, recheada de depoimentos de chargistas da atualidade, jornalistas, fotógrafos e historiadores associados aos fatos que marcaram a época - Chico Caruso, Lan, Isabel Lustosa, Zuenir Ventura, entre outros.
O filme mostra o que resta da obra de cinco décadas de trabalho do artista, que hoje está, em sua maior parte, reunida na casa de seu filho em Petrópolis.
J. Carlos (José Carlos de Brito e Cunha) – 1884-1950
J. Carlos desenhou durante a primeira metade do século XX, contribuindo para imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo.
Seu primeiro trabalho foi publicado em 1902, na revista O Tagarela, com uma legenda explicando ser aquele o desenho de um principiante, mas em seguida passou a colaborar regularmente com a revista e em abril do ano seguinte já desenhava a capa da publicação. Os trabalhos de J. Carlos apareceram nas melhores revistas de sua época: O Malho, Para Todos..., O Tico Tico, Ilustrações Brasileiras, Fon-Fon, Careta, A Cigarra, Vida Moderna, Eu Sei Tudo, Revista da Semana e O Cruzeiro. Dirigiu e reformulou muitas delas.
Trabalhando a maior parte da sua vida na Careta, J. Carlos a tornou a crônica mais exata da realidade política do seu tempo. Muitas das figuras da época, como o Barão