Ensaio do filme Green Street Holligans
852 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBACENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
A psicologia das massas de Gustave Le Bon tem como ideia central, o reconhecimento da massa como uma entidade psicológica independente daquela de seus membros, ou seja, quando reunidos em um grupo, os indivíduos acabam sendo influenciados por processos psicológicos até então inexistentes no individuo isolado, as chamadas entidades supra-individuais. São elas que regem as atitudes de indivíduos membros de determinado grupo. De acordo com Le Bon, há um caráter negativo diante destas entidades, visto que “sob a influência da multidão, as pessoas são capazes de transformar qualquer ideia em atos de barbárie, que não realizariam se estivessem sozinhas” (Álvaro; Garrido, 2007, p. 11).
Diante do exposto podemos relatar qual a descrição que a psicologia das massas faz do modelo de grupos de torcida apresentados no filme Green Street Hooligans. Por suas características agressivas, fica claro a ideia da evocação das formas mais primitivas de reação do individuo, ou seja, realmente perante a influência da multidão as pessoas se tornam mais corajosas e consequentemente tendem a fazer coisas que jamais fariam sozinhas. No entanto a psicologia das massas poderia descrever tais grupos como uma multidão ao qual se produz um processo de degeneração para um estado primitivo da inconsciência coletiva, indivíduos perdem a sua identidade e mostram um caráter compartilhado, logo, são dominados por algo além de si mesmo, algo que evoca os aspectos mais agressivos e instintivos e consequentemente influência a violência entre os grupos.
“Freud é considerado um dos pensadores sociais mais importantes do século XX. Para ele, o contágio pressupõe a sugestionabilidade de toda a massa, e colocam como fundamento da união em grupos, as pulsões sexuais desviadas dos seus objetivos naturais” (Camino; Torres, 2011, p. 35). Para Freud, é através da identificação do indivíduo com o líder