os escritores da liberdade
O filme Escritores da Liberdade, baseado em fatos reais, têm como foco principal evidenciar os problemas enfrentados por uma jovem e inexperiente professora Erin Gruwel em sala de aula, ele aborda a educação por uma perspectiva social, ou seja, a realidade do mundo das gangues onde muitos adolescentes estão inseridos. No filme a professora Erin têm como desafio dá aula a alunos extremamente indisciplinados que apresentavam um comportamento agressivo, sendo indiferentes a tudo que ela falava.
É possível perceber como o processo de ensino se dá entre professor e aluno a partir do momento em que a educadora resigna-se de métodos tradicionais estabelecendo novos procedimentos de ensino. Vai se notando ao decorrer da trama o comportamento, a postura em sala de aula, a metodologia de ensino empregada pela professora são mecanismos importantes e decisivos na aprendizagem dos alunos. Esse processo se dá de forma lenta, isto é, à medida que a senhora G ganha confiança e respeito dos seus alunos.
Diante das situações em que vivem seus estudantes, ela busca utilizar um método de ensino que seja apropriado com o que eles vivem e passam em seu meio social, ela utiliza o incentivo à leitura e a escrita através de textos e livros que refletem suas experiências, logo após um jogo reflexivo onde os alunos se espelhavam uns nos outros com problemas vividos e semelhantes, a professora tem a brilhante idéia de fazer com que seus alunos colocassem em seus diários todos os seus pensamentos e angustias, a mesma abre caminhos determinantes para que esses alunos se sintam à-vontade para compartilhar suas experiências de vida, que na maioria das vezes se tratavam de algum tipo violência. Gruwell trabalhava usando-se de dinâmicas, jogos, passeios, aulas dialogadas de acordo com a linguagem cultural dos seus alunos fazendo com