Influência da luz no crescimento do feijão
Esse experimento é o do plantio de feijão.
Materiais utilizados:
. 3 caixas de sapato
. Copos pláticos (para plantar o feijão)
. Algodão
. Água para umedecer o algodão
. Grãos de feijão
Procedimento:
1 - Plantar os grãos de feijão no algodão e anotar o seu crescimento, sua cor e seu desenvolvimento, desde seu plantio até um determinado tempo.
2 - Após o crescimento do feijão, você deve preparar caixas de sapatos e colocar um pé de feijão em cada uma. As caixas deverão ser: uma totalmente fechada; outra com um círculo na lateral; e outra totalmente aberta.
3 - Após uma semana, você deverá abrir as caixas fechadas e observar o que ocorreu. Anotando assim, o que aconteceu com cada pé de feijão.
Nesse experimento, percebemos várias diferenças das plantas que receberam luz e as que não receberam. Notamos uma diferença na pigmentação esverdeada que cada uma possui. O feijão da caixa aberta terá uma pigmentação mais verde do que as outras, por conta da clorofila existente nessa planta. Quanto mais luz a planta receber, mais eficiente e rápido é o processo. Para entender melhor, você precisa saber como a luz influência na fotossíntese. A luz é a fonte de energia e produz ATP e NADPH2, que são duas substâncias importantes no processo, o qual o gás carbônico é transformado em componentes orgânicos. Por isso quando a planta recebe pouca luz sua taxa de fotossíntese é muito baixa.
Referências: 1- http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-experiencia-sobre-fotossintese.jhtm
2- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fotossintese/fotossintese-18.php
Comments March 22, 20111:03 pm