Influência da luz no crescimento do feijão
Anelise Girardi
Daniela Debona
Jéssica Tumelero
Mévelin Maus
Resumo: Este artigo objetiva mostrar a função resultante de um experimento realizado para demonstrar que as plantas podem ter crescimento diferenciado, dependendo a cor da luz que incidirá sobre elas. A planta escolhida foi o feijão, por ser uma cultura de verão, e a função resultante foi linear ou função de 1º grau. Conforme resultado obtido, percebe-se que nas cores azul e vermelho, a planta do feijão desenvolveu-se rapidamente. A razão disso é que o cloroplasto só pode absorver determinados comprimentos de onda da luz por causa dos pigmentos que contém.
Palavras-chave: Função linear; crescimento; sementes de feijão.
Introdução
Nota-se, no campo da educação, uma necessária e urgente mudança nas metodologias de ensino. Na aprendizagem da matemática isso não é diferente, pois os alunos concordam que ela deve ser aprendida na escola, mas encontram dificuldade de relacionar a teoria aprendida nas aulas com situações do cotidiano.
Um ensino com falta de aplicação prática dos temas estudados é a maior dificuldade da matemática, tanto em nível fundamental, médio ou superior. À modelagem consiste em transmitir o conteúdo e cabe ao aluno reproduzir o que lhe foi proposto (SOISTAK; BURAK, 2009, p. 1 e 10).
A modelagem matemática é a obtenção e análise de um modelo que pode ser considerado um método criativo e artístico, pois, além do conhecimento matemático, são necessárias intuição e visão para observar o melhor conteúdo que se adapta ao modelo que se pretende criar. É a arte de formular, resolver e elaborar expressões que valham como suporte para diversas aplicações. Muitas vezes, a matemática é vista como distante a até mesmo fora da realidade, mas com a modelagem matemática é possível provar o contrário e garantir a interação da matemática com a realidade e com assuntos reais e cotidianos.
Conforme Gayer e Ramos (2009), a