Educação alimentar e qualidae de vida
A qualidade de vida pode pode ser tido como estado advindo de variáveis fatores, sociais, psicológicos, profissionais , e alimentares . nos dias de hoje a medicina na sua diversidade chama atenção para os cuidados com alimentação restando que uma ma alimentação causa um perda na qualidade de vida e como resultado também males diretamente ligados a saúde .
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável, é um conjunto de ações fundamental para se alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos permanentes e contínuos para aprimorar a produção, a distribuição, a seleção e o consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura. Também, como uma diretriz da educação alimentar e nutricional, encontra-se a valorização de hábitos e tradições culturais de cada indivíduo e do seu grupo social de convívio, além da conscientização cidadã sobre o desperdício de alimentos e sua utilização integral.
Dessa forma, entendendo o corpo como um todo complexo que interage com o seu meio de modo dinâmico, interdependente e inter-relacional, a importância da alimentação não se restringe ao aspecto nutricional e extrapola a visão quantitativa da alimentação com vistas à promover a alimentação saudável e adequada e o combate às duas faces da insegurança alimentar e nutricional: tanto aquela expressa pela falta do alimento, quanto a expressa pelo excesso.
A Coordenação-Geral de Educação Alimentar e Nutricional (CGEAN) é o núcleo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que desenvolve ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da SAN. Desta forma, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), por meio da CGEAN, busca desenvolver ações para assegurar