Crescimento vegetal no claro e no escuro
Este trabalho apresenta o processo de germinação de dois grãos de feijão expostos a diferentes condições ambientais: um germinou na claridade e o outro dentro de uma caixa, no escuro absoluto. Os feijões apresentaram diferentes características (como o tamanho e a cor) e a velocidade de crescimento
Crescimento Vegetal:
O feijão que germinou na claridade foi normal, enquanto o crescimento do feijão que germinou no escuro foi mais rápido, pois o grão foi à procura de luz solar para realizar a fotossíntese futuramente.
Importância da fotossíntese:
A fotossíntese é o processo pelo qual toda planta passa, sintetizando compostos orgânicos a partir da influência da luz solar, da água e do gás carbônico. A fotossíntese é essencial para a planta, pois é a partir dela que a energia é obtida. A partir da fotossíntese a planta produz oxigênio e carboidratos. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
Material e métodos:
Materiais:
Terra
Grãos de feijão
Caixa totalmente lacrada (para uso do feijão que germinou no escuro)
Água
Métodos:
Claro: Um grão de feijão foi plantado e germinou em contato direto com a luz solar
Escuro: Um grão de feijão foi plantado e germinou dentro de uma caixa totalmente lacrada, sem nenhum contato com a luz solar.
Hipótese:
A hipótese foi de que o feijão que germinou na claridade cresceria normalmente e que o feijão que germinou no escuro não germinaria, ou na melhor das hipóteses, germinaria lentamente e morreria logo em seguida.
Resultado:
O resultado obtido foi que o feijão que germinou na claridade, com contato direto com a luz solar, cresceu normalmente. O feijão que germinou no escuro, cresceu mais rápido, com uma coloração esbranquiçada, mas morreu depois de certo tempo por não poder realizar o