Resposta da planta a luz
Jessica Estefânia SANTOS
Resumo
A percepção de mudanças na radiação ambiental é de enorme relevancia para a maioria dos organismos, entretanto, essa capacidade de percepção é especialmente importante para as plantas. As plantas são capazes de detectar se estao sombreadas, sob luz plena ou, ate mesmo, inico ou final do dia. A luz é, portanto, um sinal ambiental que ao ser percebido, desencadeia mudanças no metabolismo e desenvolvimento da planta. A percepçao do sinal luminoso requer que a luz seja absorvida e torne-se fotoquimicamente ativa, fato que só é possivel atraves dos fotorreceptores. Esses fotorreceptores se classificam em tres grupos principais, os fitocromos, criptocromos e os receptores de luz UV-B. Apenas uma porçao da luz visivel contribui para o crescimento das plantas, porção que corresponde a comprimentos de onda entre 400 e 700 nm.
Palavras-chave: Radiação Ambiental, Fotorreceptores, Fitocromo.
INTRODUÇÃO
A percepção nas mudanças de radiação ambiental é de grande valor para a maioria de seres vivos. Porem, essa capacidade mostra-se especialmente importante para organismos sésseis, como as plantas. Para elas, a luz é um recurso ambiental que fornece energia para a biossíntese de todas as moléculas orgânicas.
As plantas são capazes de perceber se estão sombreadas, sob luz solar integral ou, ainda, se estão no inicio ou final do dia, a partir da percepção de gradientes de luz e diferenças na composição espectral.
A luz é, deste modo, um sinal ambiental que desencadeia, ao ser percebido, mudanças no metabolismo e desenvolvimento das plantas. Os constituintes informativos presentes na luz podem ser usados pelas plantas de diversas maneiras e, consequentemente, provendo mudanças em seu crescimento, forma e reprodução.
Essa percepção de sinal luminoso solicita que a luz seja absorvida e torne-se fotoquimicamente ativa, processo este realizado por fotorreceptores.
O fitocromo e cryptocromo,