i eu ala
Profª Jocelma Rios
Out/2012
O que pretendemos:
• Revisar conceitos de lógica na perspectiva da filosofia
• Apresentar os conceitos de algoritmos e suas estruturas
• Orientar quanto à construção de algoritmos • Exercitar o raciocínio lógico formal, através da elaboração de algoritmos
Lógica
Para a filosofia: área que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.
Para a computação: organização e planejamento das instruções, assertivas etc. em um algoritmo, a fim de viabilizar a implantação de um programa.
Fonte: Houaiss
Sequência lógica
São passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.
Instruções
São um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo.
Em computação, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.
Lógica de programação
Significa o uso correto das leis de pensamento, da 'ordem da razão1 e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar.
Lógica de programação
Um mesmo raciocínio pode ser expresso em qualquer um dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará representando o mesmo raciocínio.
O mesmo ocorre com a Lógica de
Programação, que uma vez concebida, pode ser representada em qualquer das inúmeras linguagens de programação. Sua concepção se dá através dos Algoritmos.
Algoritmos
É formalmente uma sequência finita e bem definida de passos, não ambígua, que levam a execução de uma tarefa. ou É um conjunto de passos lógicos, bem definidos, que descreve a solução de um problema.
Software
São algoritmos escritos numa