h pilory
TRATAMENTO DA GASTRITE CAUSADA POR H. PILORY
Belo Horizonte
2014
TRATAMENTO DA GASTRITE CAUSADA POR H. PILORY
Trabalho apresentado ao curso de Medicina da Faculdade de Minas como requisito parcial à disciplina Farmacologia Médica.
Orientadora: Juliana Drummond
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A gastrite causada por H. Pilory é a infecção mais comum no mundo. Estimativas sugerem que mais de 50% da população mundial tem essa bactéria parasitando o seu estômago. A infecção pela H. Pilory é crônica se as medidas medicamentosas não forem muito bem instauradas e consigam conter completamente a infecção. Esta não é uma doença auto-limitada, o designa ainda mais importância para o seu diagnóstico e tratamento corretos. A H. Pilory consegue vencer uma grande arma do estômago a colonização por bactérias que é o seu ph baixo. Para isso ela tem a capacidade de converter ureia em amônia aumentando o ph estomacal e criando condições para sua sobrevivência.
O ser humano parece ser o reservatório principal da bactéria e sua disseminação ocorre através de contato com vômitos ou fezes principalmente através de água ou alimentos contaminados.
Da grande parcela de pessoas que se infecta pela H. Pilory uma pequena parcela desenvolve câncer de estomago. Portanto pode se concluir que ela é fator de risco para o câncer estomacal, mas não é único fator. Essa característica da doença aumenta ainda mais a necessidade de diagnóstico e instalação de um tratamento medicamentoso correto e eficaz, que será o tema abordado em nosso trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
O tratamento para uma pessoa que se encontra infectada pela bactéria é constituído por um coquetel de antibióticos que tem o objetivo de matá-la e interromper assim o principal motivo do desenvolvimento de gastrite. Associado ao coquetel são dados medicamentos inibidores da bomba de prótons do estomago que diminuem a gastrite que