estudo de caso
ESTRATÉGIA DE RECICLAGEM NAS JANELAS VEKA UPVCi
Embora os consumidores e os concorrentes sejam os principais condutores das pressões de mercado, outros fatores podem afetar mesmo um produto “maduro”. O ambiente legislativo, por exemplo, pode criar novas oportunidades e pressões. As duras leis ambientais alemãs, por exemplo, limitam o depósito de lixo em aterros. A disposição de produtos em fim de vida é severamente restrita, encorajando a desmontagem em componentes e materiais que possam ser reutilizados.
As janelas UPVC têm sido usadas na Alemanha por muitas décadas e muitas estão sendo substituídas. De uma única vez, 100.000 janelas foram depositadas em um aterro da Alemanha, mas a legislação vetou essa prática. A Veka, maior fabricante de janelas de UPVC do mundo, reconheceu o impacto dessa legislação em seu negócio e estabeleceu o desenvolvimento e o projeto de um processo de reciclagem de janelas descartadas. A nova fábrica de 30 milhões de marcos, construída em Behringen, desfaz completamente as janelas em fragmentos, que são separados em componentes por materiais como vidro, metal, borracha e UPVC. Este último é usado pela própria Veka em novos produtos, completando o ciclo dos materiais, menos de 3% dos materiais vão para o lixo.
As operações ambientalmente corretas da Veka foram só uma resposta lógica a uma mudança de legislação, mas criaram também uma nova vantagem competitiva. Compradores de novas janelas ficam impressionados com o produto e o processo que permite que materiais valiosos sejam reciclados. Adicionalmente, a Veka adquiriu fonte sustentável de materiais baratos, protegendo-se da flutuação de preço do plástico novo.
Questões :
1. Quais foram as principais pressões sobre a Veka que causaram a mudança em sua estratégia de produção?
2. Em sua opinião, quais oportunidades para a operação foram criadas com a mudança para a reciclagem?