Maciota
Reagentes
Objetivos
Compreender e manipular os parâmetros que afetam as velocidades das reações químicas;
Desenvolver habilidades por meio do tratamento gráfico dos dados experimentais;
Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais.
Introdução
Podemos perceber que as reações químicas que ocorrem ao nosso redor variam de velocidade, de instantâneas até aquelas que ocorrem tão lentamente que nem nos damos conta delas. A Cinética Química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas, que nos permite levar a conclusões a respeito da maneira pela qual os átomos, íons ou moléculas interagem, possibilitando a resolução racional de problemas como a aceleração de processos industriais economicamente importantes, a inibição de reações de degradação dos materiais ou de alimentos, corrosão, ação de fármacos no organismo e muitos outros.
A velocidade de uma reação química, a qual é uma medida de quão rapidamente um reagente é consumido ou um produto é formado,pode ser influenciada por diversos fatores:
1)
Propriedades dos reagentes: o sódio, um metal alcalino, reage violentamente com a água, enquanto o ferro, um metal de transição, reage lentamente.
2)
Concentrações dos reagentes: imaginamos que para haver reação deva haver colisões entre as moléculas, átomos ou íons reagentes. Logo, com o aumento da concentração de determinado reagente, ficará mais fácil haver essas colisões, aumentando, assim, a velocidade da reação.
3)
Temperatura: determinadas colisões entre os reagentes podem levar a produtos desde que tenham energia suficiente. Assim, o aumento da temperatura leva a um aumento da fração de espécies químicas com energia suficiente para haver a reação química. 4)
Presença de catalisadores: a platina (Pt), por exemplo, aumenta a velocidade de algumas reações (hidrogenação catalítica, por exemplo) por possibilitar outro “caminho” de reação. Em